Sobre

O Colossal Calhamaço do Serviço ao Altar é um documento que foi criado para servir de apoio a todos os acólitos.

O Calhamaço surge a partir do Grupo de Acólitos da Paróquia de Santo André e foi criado na tentativa de colmatar algumas lacunas de muitos dos materiais de apoio existentes:

• São em suporte físico;
  • São escritos para crianças, para formadores ou em linguagem muito formal (como o missal);
  • São escritos de forma muito teórica, não tendo muitas vezes em conta o conhecimento que resulta da prática do serviço.

Assim, O Colossal Calhamaço do Serviço ao Altar quer ser um documento que seja sempre e facilmente acessível, com linguagem prática e simples, de fácil consulta (para questões específicas), etc.

Para poder ser sempre e facilmente acessível, surge como uma web app, preparada para visualização offline, o que permite que possa ser analisada calmamente, através de um desktop, ou consultada a qualquer momento (como, por exemplo, antes de uma missa) através de um smartphone.

Por fim, o Calhamaço é um documento vivo: está em constante melhoria e mudança.

Em construção

Embora este documento tente estar o mais próximo possível do que é definido pela Igreja Católica, não deve ser tomado como a fonte absoluta de verdade, cabendo este papel sempre à Instrução Geral do Missal Romano e a outros documentos da Santa Sé.

O Calhamaço está dividido em três partes:

1. O Manual, que tenta ter toda a informação necessária para ser um verdadeiro manual do acólito;
  2. Os Recursos, com alguns recursos adicionais e úteis para o serviço do acólito;
  3. A Formação, com uma proposta de guião para dar formação a novos acólitos.