Curso inicial

Esta página apresenta uma proposta de guião para a formação de novos acólitos.

Este curso está dividido em cinco (5) módulos, que espelham a estrutura do manual. Estes módulos podem ser dadas em diferentes sessões (por exemplo, uma sessão por cada) ou numa única sessão mais longa - assumindo, neste caso, o pressuposto que os formandos já terão boas bases de vida cristã e dos conhecimentos necessários.

A formação de acólitos não pode ser dada como se de uma aula se tratasse - para isso chega a escola. As sessões devem ser interativas, isto é, convidado os formandos a participar, dando respostas e opiniões e fazendo perguntas, e tão práticas quanto possível.

Jogos

Para dinamizar as sessões, podem introduzir-se jogos sempre que possível. Alguns são sugeridos nas respetivas secções.

Para estimular a participação é sempre útil introduzir alguma competição saudável. Dependendo do grupo de formandos, podem fazer-se equipas apenas com estes, pôr equipas só de acólitos a jogar contra equipas só de formandos ou fazer equipas com acólitos e formandos para que os primeiros ajudem os segundos.

O link para o Calhamaço só deverá ser entregue aos formandos no final da formação, pois durante esta o formador deve ser a principal fonte.

1. Ser acólito

Referente à secção Ser acólito do Manual.

Informações

Duração: 30/45 minutos

Neste primeiro módulo é introduzido o que é ser acólito e quais os restantes ministérios da Eucaristia.

Sendo esta a primeira sessão (ou o início de uma sessão longa), será também importante fazer as apresentações necessárias e a explicação do decorrer do curso.

2. A missa

Referente à secção A missa do Manual.

Informações

Duração: 45/60 minutos

Neste segundo módulo é dada a conhecer em pormenor a missa aos formandos. É importante que eles a conheçam (e a amem) pois é onde vão fazer o seu serviço.

Dado que todos os formandos terão alguns conhecimentos sobre o decorrer da missa, pode-se começar esta formação com um jogo que ponha estes conhecimentos em teste, dando 15 ou 20 minutos para o resolverem.

Sugestão de Jogo

Para este jogo, podem imprimir-se cartas com as várias partes da missa (conforme as secções TL;DR do manual) e dar aos formandos para que eles as ordenem.

TODO

Anexar PDF com as cartas.

Terminado o jogo (ou como forma de o “corrigir/resolver”), percorre-se todo o decorrer da missa, nomeando e explicando cada uma das suas partes - grandes (Ritos iniciais, Liturgia da palavra, Liturgia eucarística e ritos conclusivos) e pequenas.

3. A igreja

Referente à secção A igreja do Manual.

Informações

Duração: 45/60 minutos
Local: Nave da igreja (se possível sem fiéis)

No terceiro módulo falamos sobre a igreja, que será o palco do serviço que estão a aprender.

Primeiro faz-se uma pequena introdução histórica, explicando o porquê da igreja e o porquê de serem como são.

Para dar a conhecer as áreas e focos da igreja, sugere-se um jogo onde os formandos possam andar pelo espaço para o conhecer.

Sugestão de Jogo

Para este jogo, pode usar-se o CQ Scanopen in new window, uma web app que permite “colecionar” os pontos importantes da igreja, através da leitura de Códigos QR.

Para colecionar um ponto, a aplicação precisa de ler um código QR com o ID desse ponto, que deverá estar colado/posicionado junto do mesmo. Os IDs existentes são PORTA, NAVE, PRESBITERIO, ALTAR, CRUZ, VELAS, AMBAO, CADEIRA, BATISTERIO, SANTISSIMO e SACRISTIA. Os códigos podem ser gerados como texto em qualquer gerador ou podem ser impressos a partir deste anexo.

TODO

Anexar folha com os códigos

Terminado o jogo, deve-se falar de cada um destes pontos - por exemplo, um ponto de cada vez, um formando pode ler a informação que obteve pelo jogo e o formador complementa-a.

Poderá ser proveitoso explicar alguns pormenores da igreja específica onde será feito o serviço.

4. As “coisas” da missa

Referente à secção As “coisas” da missa do Manual.

Informações

Duração: 30/45 minutos
Local: Sacristia

No quarto módulo apresentam-se aos formandos todos os objetos, vestes e livros necessários para o decorrer da liturgia.

É recomendado que esta parte seja dada na sacristia para que os formandos possam ver os objetos e também ver onde estão.

Para cada “coisa” deve dar-se o nome e explicar qual a sua função.

5. As tarefas do acólito

Referente à secção As tarefas do acólito do Manual.

Informações

Duração: 60/75 minutos
Local: Sacristia e igreja

No último módulo os formandos aprenderão quais as suas tarefas e como as devem fazer. Este módulo deve ser dado na igreja e é importante que esteja tão vazia quanto possível, para que os formandos estejam mais à vontade.

Os formandos deverão não apenas ver mas, principalmente, fazer, pois é com a prática que se aprende. A presença dos restantes acólitos (já formados) é importante para esta parte para ajudarem o formador e os formandos.

Todas as tarefas (antes, durante e depois) devem ser explicadas e demonstradas e executadas pelos formandos. É normal que falhem e se esqueçam, por isso pode repetir-se o que for necessário. Para que todas as tarefas sejam feitas, deve assumir-se que a “missa” que se está a celebrar é solene.

Atualizado a: