Tempo do advento

Em construção

Esta página está ainda em construção.

O tempo do advento é o primeiro tempo do ano litúrgico. Dura quatro (4) semanas, começa no domingo mais próximo de 30 de novembro e termina na vigília do Natal.

É um tempo de preparação e alegria, de estar atentos e vigilantes, de expetativa da vinda do Senhor (no nascimento de Cristo). Neste tempo vive-se o arrependimento e promove-se a fraternidade e a paz.

A vivência deste tempo divide-se em duas partes:

• Nas primeiras duas semanas, vive-se a anunciação e a expetativa da segunda vinda, definitiva e gloriosa, de Cristo, no final dos tempos.
  • Nas últimas duas semanas vive-se e prepara-se a primeira vinda de Cristo, pelo seu nascimento.

Também neste tempo fica a solenidade da Imaculada Conceição, a 8 de dezembro. Este dia celebra não a concepção de Cristo, como muitos acreditam, mas sim de Maria, que, de acordo com o dogma da Igreja, foi concebida sem a mancha do pecado original. [1]

Advento 2023

De domingo, 3 de dezembro de 2023

Até domingo, 24 de dezembro de 2023

Ano litúrgico B
Datas
  • I Domingo do Adventodom, 3 dez 2023
  • Imaculada Conceiçãosex, 8 dez 2023
  • II Domingo do Adventodom, 10 dez 2023
  • III Domingo do Adventodom, 17 dez 2023

O advento na liturgia

• Os paramentos são de cor roxa;
    • No terceiro domingo do advento, chamado de Domingo da Alegria, os paramentos são de cor rosa;
  • Não é cantado o Glória;
  • No início do advento são montados o presépio e a Coroa do Advento.

A Coroa do Advento tem quatro (4) velas, uma por cada domingo. Três (3) delas são de cor roxa e uma (1) de cor rosa, correspondente ao Domingo da Alegria. Acende-se uma destas velas a cada domingo, juntamente com as que foram acesas nos domingos anteriores. O presidente poderá entender que a vela do domingo deve ser acesa num momento específico da celebração por um dos acólitos.

Notas de rodapé

1. A Igreja professa também que Maria viveu toda a sua vida sem pecado. ↩︎