De domingo, 31 de março de 2024
Até domingo, 19 de maio de 2024
Em construção
Esta página está ainda em construção.
O tempo da Páscoa começa no Domingo de Páscoa e dura cinquenta (50) dias, até ao dia de Pentecostes. É um tempo que prolonga a alegria da Páscoa e anuncia e canta a alegria da ressureição de Cristo.
O Domingo de Páscoa (ou I Domingo da Páscoa) é um domingo como qualquer outro, pois a verdadeira Páscoa, a ressurreição de Cristo, celebrou-se na vigília pascal.
No penúltimo (VII) domingo do tempo da Páscoa celebra-se a Ascensão do Senhor, dia em que somos convidados a ter os olhos voltados para o céu, o nosso lugar definitivo.
O último domingo do tempo, 50 dias depois da Páscoa, é o domingo de Pentecostes. Neste domingo celebra-se a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Cristo e a sua mãe, Maria.
A data da Páscoa
O Domingo de Páscoa é uma festa móvel e determina a data de todas as outras festas móveis, exceto as relacionadas com o Advento.
A data da Páscoa foi estabelecida pelo Primeiro Concílio de Niceia (325) como sendo o primeiro domingo depois da lua cheia após o equinócio da primavera (do ponto de vista eclesiástico, o equinócio acontece sempre a 21 de março embora, astronomicamente, costume ocorrer a dia 20). Por isso, a Páscoa varia entre 22 de março e 25 de abril (inclusive).
De domingo, 31 de março de 2024
Até domingo, 19 de maio de 2024