Domingo de Ramos

Em construção

Esta página está ainda em construção.

O sexto domingo da Quaresma, que inicia a Semana Santa, é o Domingo de Ramos na Paixão do Senhor.

Neste dia a Igreja recorda a entrada de Cristo em Jerusalém. Por isso, em todas as missas comemora-se a entrada do Senhor. Existem três formas de celebrar esta entrada:

• a procissão;
  • a entrada solene;
  • a entrada simples.

Depois da entrada a missa procede como habitualmente. A proclamação do evangelho é habitualmente lida a três vozes, reservando-se a parte de Cristo para o sacerdote.

As entradas

Na missa principal, a entrada deverá ser comemorada pela procissão ou pela entrada solene, em todas as outras pela entrada simples. Uma outra missa (que não a principal) celebrada com grande número de fiéis, pode repetir-se a entrada solene, mas não a procissão.

Procissão

Na hora combinada, a assembleia reúne-se numa igreja menor ou noutro lugar apropriado, fora da igreja para onde se dirige a procissão. Os fiéis trazem ramos nas mãos.

O sacerdote saúda o povo como habitual e convida os fiéis a partipar conscientemente deste dia. De seguida, faz uma oração e asperge os ramos com água benta. É então proclamado o Evangelho da entrada de Jesus em Jerusalém, que pode ser seguido de uma breve homilia.

Inicia-se então a procissão para a igreja onde será celebrada a Missa. À frente vai o turiferário; em seguida, o cruciferário com a cruz ornamentada, entre dois acólitos com velas acesas; depois, o sacerdote com os ministros; por fim, o povo com os seus ramos.

Durante a procissão, o coro e o povo vão cantando.

Entrada solene

Quando não se possa realizar procissão fora da igreja, a entrada será celebrada dentro da Igreja. Os fiéis reúnem-se à porta da igreja ou no seu interior, com ramos nas mãos. O sacerdote faz a benção dos ramos e a proclamação do Evangelho como na primeira forma. Depois, o sacerdote e os ministros dirigem-se processionalmente pela Igreja até ao presbitério.

Entrada simples

Enquanto o sacerdote se dirige para o altar, canta-se a antífona de entrada com o salmo. Chegando ao altar, o sacerdote saúda-o, dirige-se à cadeira e cumprimenta o povo, prosseguindo como habitual.

Nas missas sem povo ou em que não se possa cantar a antífona, esta deve ser recitada após o cumprimento do povo.

O Domingo de ramos na liturgia

• Os paramentos são de cor vermelha.
  • Se a primeira forma de entrada (procissão) for utilizada, ao chegar ao altar, o sacerdota saúda-o e incensa-o, dirigindo-se depois à cadeira, onde tira a capa e veste a casula. Os ritos iniciais são omitidos.
  • O Evangelho é lido sem velas ou incenso.