As partes da missa

O que se segue é uma descrição breve do rito da Missa. O rito está descrito na íntegra na Instrução Geral do Missal Romano.

As tarefas do acólito

As tarefas do acólito durante a missa estão descritas na secção As tarefas do acólito.

Ritos iniciais

• Entrada
  • Saudação
  • Ato penitencial
  • Kyrie
  • Glória
  • Oração Coleta

Estando a assembleia reunida, a Missa começa com a Procissão de Entrada, que é acompanhada pelo respetivo cântico. Ao chegar ao altar, o sacerdote e os ministros fazem-lhe uma inclinação e o sacerdote beija-o e, conforme as circunstâncias, incensa-o. Depois, dirige-se à sua cadeira, juntamente com os ministros.

Terminado o cântico de entrada, sacerdote e fiéis, todos de pé, fazem o sinal da cruz. O sacerdote fará a Saudação ao povo, podendo depois fazer uma brevíssima introdução à missa do dia.

Segue-se o Ato penitencial ou Confissão Geral. Começa com um momento de silêncio, seguindo-se a oração da Confissão. Alternativamente, pode-se dizer o Kyrie (Senhor, tende piedade de nós). Independentemente da fórmula, termina com a absolvição do sacerdote.

Como alternativa

Aos Domingos, sobretudo no tempo Pascal, pode ser substituído pela Bênção e Aspersão da água.

Se não foi dito no ato penitencial, diz-se agora o Kyrie.

Em seguida, recita-se ou canta-se o Glória.

Terminado o Glória, todos oram em silêncio alguns momentos e depois, o sacerdote, de braços abertos, diz a Oração Coleta.

Liturgia da palavra

• Primeira Leitura
  • Salmo
  • Segunda Leitura
  • Aclamação ao Evangelho
  • Evangelho
  • Homilia
  • Profissão de Fé
  • Oração Universal

Terminados os Ritos iniciais, começa a Liturgia da Palavra (com todos sentados).

O leitor vai ao ambão e lê a Primeira Leitura. Em seguida, o salmista canta ou recita o Salmo, a que todos respondem com o refrão. Se houver uma Segunda Leitura antes do Evangelho, o leitor lê-a no ambão.

Em seguida, o diácono que for proclamar o Evangelho pede a bênção ao sacerdote. Se um presbítero tiver de proclamar o Evangelho estando o Bispo a presidir, pedirá a bênção do mesmo modo. Caso não haja diácono, o sacerdote dirá uma fórmula inclinado diante do altar.

O diácono ou o sacerdote dirigem-se então para o ambão, acompanhado dos acólitos, e de lá proclama o Evangelho.

Segue-se a homilia. Terminada a homilia, podem guardar-se alguns momentos de silêncio.

Em seguida faz-se a Profissão de Fé, rezando um dos Credos: o Símbolo niceno-constatinopolitano (o grande) ou o Símbolo dos Apóstolos (o pequeno).

A liturgia da palavra termina com a Oração Universal (ou Oração dos Fiéis), que se realiza do seguinte modo.

1. O sacerdote convida os fiéis à oração com uma breve admonição inicial.
  2. As intenções são propostas por um diácono ou um leitor. O povo exprime a sua participação ou com uma invocação ou rezando em silêncio. Normalmente a ordem das intenções é:
    1. Pelas necessidades da igreja;
    2. Pelas autoridades civis e pela salvação do mundo;
    3. Por aqueles que sofrem dificuldades;
    4. Pela comunidade local.
    5. (se houver) Outras intenções.
  3. O sacerdote termina com uma oração conclusiva.

Litugia eucarística

• Preparação dos Dons
  • Ofertório
  • Coleta
  • Oração sobre as Oblatas
  • Prefácio Eucarístico
  • Oração Eucarística
  • Doxologia
  • Pai Nosso
  • Oração pela Paz
  • Paz
  • Cordeiro de Deus
  • Comunhão
  • Ação de Graças
  • Oração após a Comunhão

Terminada a Oração Universal, começa a Liturgia Eucarística. Canta-se o cântico do ofertório enquanto os ministros preparam o altar. Os fiéis podem participar apresentando o pão e o vinho para a celebração da Eucaristia, ou outros dons para acorrer às necessidades da Igreja e dos pobres.

O sacerdote, junto do altar, toma a patena com o pão e diz a fórmula Bendito sejais, Senhor… em silêncio. Depois, deita um pouco de vinho e água no cálice, toma o cálice e diz a fórmula Bendito sejais, Senhor….

Depois, eventualmente, o sacerdote incensa as oblatas e o altar. A seguir, o diácono ou um ministro incensa o sacerdote e o povo e o sacerdote lava as mãos.

Habitualmente, durante a preparação do altar e/ou antes do ofertório é feita a Coleta das ofertas dos fiéis.

O sacerdote volta novamente para o altar e diz a Oração sobre as oblatas. Segue-se a Oração Eucarística, que começa com o Prefácio Eucarístico (que se concluí com o Santo, cantado ou recitado por todos). A Oração Eucarística termina com a Doxologia (Por Cristo, com Cristo, em Cristo…).

Em seguida, todos rezam o Pai Nosso. O sacerdote reza a Oração pela Paz (Senhor Jesus Cristo, que dissestes aos vossos Apóstolos…) e depois todos se saúdam, segundo os costumes locais, em sinal de mútua paz e caridade.

Recita-se o Cordeiro de Deus.

Em seguida, o sacerdote comunga (primeiro o Corpo e depois o Sangue de Cristo). Depois, toma a píxide, aproxima-se dos comungantes e distribui a Comunhão, juntamente com o diácono e/ou os ministros.

Se a comunhão for distribuída sob as duas espécies segue-se um rito próprio.

Terminada a distribuição da Comunhão, o sacerdote, o diácono ou o ministro purificarão as píxides e o cálice, no altar ou na credência.

O sacerdote volta à sua cadeira. Podem guardar-se uns momentos de silêncio ou cantar um cântico de Ação de Graças.

Por fim, o sacerdote diz a Oração após a comunhão.

Ritos de conclusão

• Bênção final
  • Saída

Se houver, fazem-se os avisos (breves) à assembleia.

Em seguida faz-se a despedida. O sacerdote dá a bênção ao povo e, por fim, beija o altar em sinal de veneração e retira-se com os ministros.