Tomada de posse do novo pároco

O conteúdo desta página é adaptado do Cerimonial dos Bispos

Antes de fazer a sua entrada na paróquia ou na tomada de posse, o novo pároco deve fazer a sua profissão de fé, na presença do Ordinário.

A apresentação de um novo pároco é feita pelo Bispo no dia e à hora mais indicadas, depois de serem avisados os fiéis. Convém que se faça com missa, que pode ser a missa do dia, a missa votiva do titular da igreja ou do Espírito Santo. O Bispo presidirá à missa, concelebrando com ele o novo pároco e alguns presbíteros da mesma paróquia.

Procissão até à igreja

Onde as circunstâncias o permitirem, o Bispo e o novo pároco serão recebidos nos limites da paróquia e acompanhados em procissão até à porta da igreja. Aqui, o Bispo faz uma breve apresentação do novo pároco e entrega-lhes as chaves da igreja.

No princípio da missa, após a saudação do Bispo, ele apresenta o novo pároco e é lido o documento da nomeação. Depois, o pároco prestará o juramento.

O Evangelho deverá ser anunciado pelo próprio pároco, que se aproxima primeiro do Bispo e dele recebe o livro e lhe pede a bênção.

Na homilia, o Bispo expõe aos fiéis a missão do pároco e explica o significado dos ritos que se vão seguir após a homilia.

Terminada a homilia, o novo pároco deve renovar as promessas que fez na sua ordenação, respondendo às perguntas do Bispo.

Em seguida, se for oportuno, pode organizar-se uma procissão através da igreja, com turíbulo, cruz, velas e ministros. Nesta procissão, à medida que vão andando, o Bispo vai entregando ao pároco os locais que virão a ser consagrados pelo seu ministro: sede do presidente, capela do Santíssimo, batistério, confessionário, etc. Pode também convidar o pároco a abrir a porta do sacrário e a incensar o Santíssimo. Pode, também, incensar o batistério.

Se houver turíbulo…

Este deverá ser o único momento adicional nesta missa onde o turíbulo é necessário.

(Tudo se pode, também, fazer antes da missa, conforme as circunstâncias.)

Na oração universal, é dita uma intenção especial pelo Bispo e pelo novo pároco.

No rito da paz, o pároco dará a paz a alguns fiéis que representem a comunidade paroquial.

Dita a Oração após a comunhão, o Bispo convidará o pároco a dirigir um breve discurso à comunidade.

Atualizado a: